sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Chegamos em Recife!

Esta postagem foi enviada duas semanas atras, mas por problemas do blog, não saiu!

Se eu pudesse resumitr o trecho de viagem de Búzios a Abrolhos e depois Abrolhos a Ilhéus (é, porque antecipamos a parada prevista para Salvador), bastava copiar e colar o texto anteiror.
Apesar de uma previsão de frente fria se aproximando, o que é o que esperávamos para sair de Búzios, a mesma chegou mas não ficou. Saímos de Búzios com ventos favoráveis e mar mais calmo, condição que não durou por 12 horas. Depois disto, o “tormento voltou”: vento contra e mar agitado voltaram a imperar em nosso caminho.
Não desanimamos. Seguimos com motor e pouca vela (motorsailling) procurando o melhor conforto para nós (se é que existia algum) e o menor stress para a estrutura do Allegro, que em determinadas situações, se chocava contra as ondas, provocando um estrondo assustador.
No início do terceiro dia desta navegação aproamos Abrolhos e já ao longe, avistamos os primeiros saltos das baleias Jubarte, o que trouxe aquela sensação da grandeza deste oceano que mesmo nas piores condições sempre tem surpresas emocionantes a revelar.
Ao entardecer, ancoramos em frente à ilha Santa Bárbara, e logo após fomos recepcionados pela equipe do Parque Nacional de Abrolhos, que fizeram uma interessante apresentação da vida marinha e terrestre que habita o parque. Ao entardecer, desembarcamos para, junto com o Sargento da Marinha, Luciano acompanhar o acendimento do farol de Abrolhos, um dos mais antigos e potentes do Brasil, e de lá, apreciar um lindo pôr do sol.
No dia seguinte, pela manhã, participamos da “operação praia limpa em Abrolhos”, que realiza esta atividade no início de toda primavera e pasmem, mesmo longe do continente, as prais de Abrolhos são contaminadas pelos resídios das cidades e embarcações.
Dado ao nosso apertado cronograma, ao fim do dia, mesmo cientes das más condições meteriológias, subimos velas e saímos rumo a Salvador, deixando para trás este pedaço de paraíso muito bem cuidado pela Marinha e equipe do Parque Nacional, a qual, enviamos um abraço especial para as nossos amigas: Bernadete e Rachel, que nos apoiaram muito nesta pequena estada.
Rumando para Salvador, o mau tempo reinante não permitiu que velejássemos sem motor, assim, nossa reduzida provisão de diésel chegou quase ao fim, nos obrigando a antecipar a parada em Ilheus e lá, no Iate Clube de Ilheus, conseguimos apóio dos “bons baianos” para reabastecer o Allegro e partir em direção ao nosso destino final, Recife.
Nesta última “perna da viagem”, finalmente tempo favorável e mar calmo nos proporcionaram uma verdadeira velejada tornando a viagem muito agradável. A pesca de bons Dourados nos trouxe uma alimentação saudável e nutritiva, com sashimis, muquecas e ceviches preparados pela Erika, já especialista nesta culinária!
Agora, aportados no Cabanga Iate Clube, estamos relaxando e curtindo a reunião com os amigos velejadores e locais em rodas de bate papo e grandes festas que este regata proporciona.
Na próxima semana, já em Fernando de Noronha, postaremos o resultado da regata e algumas das proezas que com certeza iremos aprontar.
Até lá!


<

Nenhum comentário:

Postar um comentário