domingo, 20 de outubro de 2013

A Refeno - Regata Intercional entre Recife e Fernando de Noronha

Como já mencionado anteriormente, a demora das postagens se deve ao fato das péssimas condições de conexão de internet encontradas no Nordeste, bem como as dificuldades de conexão com nosso provedor, blogspot (acredito que em breve migraremos para uma página no Facebook, já existente por sinal).

Vamos a postagem:

Participar da Refeno sempre é algo muito agradável. A estadia no lindo e bem cuidado Cabanga Iate Clube (se bem que o odor do rio ao lado é um caso a parte), o encontro com os amigos velejadores em rodas de bate-papo, passeios pela cidade, as festas do clube e o preparo do barco para a travessia preenchem o tempo de uma forma tão agradável que dá vontade de sempre voltar.
Este ano a REFENO completou sua 25° edição. Por este fato, esperávamos mais da organização que na opinião da maioria dos velejadores, se comparada com anos anteriores, ficou devendo. Até mesmo o controle da regata teve falhas inaceitáveis como a de um veleiro que, por rádio informou que estava desistindo de sua participação, mas ia seguir junto com a flotilha "motorando" até Noronha. Para a surpresa de muitos, este mesmo veleiro teve sua chegada confirmada pela organização da regata e ainda apareceu na classificação final em posição muito melhor do que muitos outros veleiros. Mesmo com protestos verbais (sim, apenas verbais pois os protestos oficiais precisam ser pagos, e muito bem pagos!) nada mudou. Velejadores de verdade não fazem e nem precisam disto! Participar da regata é mais um prazer do que uma competição.
Bom, sobre o Allegro na competição, uma mudança de classe imposta pela mesma "organização" citada acima, nos colocou em desvantagem total. Participamos em uma categoria de barcos mais competitivos (RGS C), e assim ficamos em 50° lugar entre 68 barcos e em 10° nesta categoria. Mas como já mencionado acima, a participação é um prazer e ao chegar na Ilha, a beleza desta supera tudo: os mal entendidos com a organização, as dificuldades da viagem, as desavenças da tripulação (sim, porque confinar 5 pessoas em um espaço limitado por muito tempo, sempre leva a alguma) e aí, é só desembarcar e curtir a natureza deste inigualável lugar que tudo acaba!
Noronha é linda e para aqueles que sabem mergulhar, é duas vezes mais bonita! Se puderem, não percam este passeio, pois existem poucos lugares similares no mundo!



A VOLTA

A volta sempre é difícil. Deixar os amigos e ter que retornar centenas de milhas até o porto de origem não é fácil. A nossa vontade era seguir com parte da flotilha para Natal e de lá, seguir para algum ponto desta costa maravilhosa, sem destino certo, sem pressa, apenas "seguir o vento". Mas os compromissos da vida em terra nos chamam e assim, no sábado 09/10, levantamos ancora e aproamos para Salvador em uma viagem que durou quase seis dias, com tempo ruim no início mas que melhorou no decorrer da viagem. Chegamos bem a Salvador e prontos para a sequência desta viagem até Ubatuba, nosso porto de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário