NO ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS-BA
Logo depois de fundearmos, fizemos contato com a fiscalização do parque para maiores informações. No parque não podemos pisar em terra sem autorização: A orientação que tivemos foi a de esperar a visita da guarda do parque em nossa embarcação, mas podíamos mergulhar sem pisar em terra.
Chegamos ao Arquipélago de Abrolhos praticamente exaustos, pois ainda não tínhamos enfrentado uma jornada tão duradoura e agitada. O estresse do cansaço estava explícito em nossos rostos. Por outro lado, estávamos contentes, pois havíamos concluído mais uma jornada com sucesso.
Assim que chegamos procuramos um local adequado para ancorar, pois o arquipélago é um parque nacional e devemos tomar o máximo de cuidado para não agredir o solo marinho que é repleto de corais, e também para não danificar o casco do ALLEGRO.
Enquanto esperávamos decidimos fazer “apnéia”, fomos de bote até as proximidades da praia de uma das ilhas e começamos a mergulhar. O mundo marinho de Abrolhos é maravilhoso, repleto de corais e peixes de várias espécies, tartarugas e outros animais marinhos.
No dia seguinte, junto com a guarda do parque, visitamos a ilha Siriba do arquipélago, ilha de moradia dos pássaros ATOBAS. Caminhamos em torno dela visitando os ninhos dos pássaros, apreciamos a paisagem e sua formação rochosa de “basalto” e conversamos muito sobre a história local. As aves FRAGATAS habitam a ilha Redonda e não é aconselhável a visitação, pois elas não são amistosas.
No terceiro dia visitamos o farol de Abrolhos com a companhia do Sargento Kássio da Marinha, que nos contou toda a história a respeito do farol e também nos mostrou todo o sistema elétrico e mecânico, inclusive seu funcionamento. Chegamos lá justo no momento de ligar o farol, muito interessante.
E não ficamos por ai, o Marcos e o Daniel aproveitaram a presença de uma excursão de mergulho para fazer um curso de mergulho avançado, pois eles já tinham o curso básico. Durante o curso eles fizeram alguns mergulhos em navios naufragados aos arredores do arquipélago.
ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS-BA (13h45 – 01/08) – PORTO SEGURO-BA (17h00 – 03/08)
- Distância percorrida: 188 Milhas
- Velocidade média percorrida: 4,0 Nós
- Velocidade média do vento: Trechos com ventos fortes de até 25 Nós
- Condições do mar: Mar calmo na partida, mas agitado na maioria do trajeto com ventos fortes de até 25 Nós. Foi necessário navegarmos 188 milhas em “zig zag”, pois o vento estava desfavorável, ou seja, vento contra.
Nosso trajeto de Abrolhos até Ilhéus, próxima cidade prevista, foi ainda mais complicado. Não bastou apenas subestimarmos a previsão do tempo que nos mostrava ventos norte e nordeste, desfavoráveis, nos deparamos com outros problemas maiores, ou seja, com o motor do ALLEGRO e com a vela GENOA. Na metade do percurso, com vento contra e mar muito agitado, aonde não conseguíamos mais avançar no rumo correto, resolvemos ligar o motor, daí tivemos um susto, pois o motor não pegava de maneira nenhuma. Ficamos horas tentando resolver, verificando parte elétrica, expurgando ar do sistema, mudando trajeto de mangueiras e... Nada feito! Restava-nos continuar velejando em “zig zag” na linha do trajeto mesmo. E como isso já não bastasse, o cabo do enrolador da vela GENOA rompeu-se logo em seguida e para tentar fixá-lo novamente, precisávamos descer a vela GENOA, o que não foi possível devido à impossibilidade de baixá-la (ela estava travada no meio do trilho). Nesse caso tivemos que instalar a vela TRINQUETA (Pequena vela muito resistente utilizada para ventos fortes). Contudo, vimos que Ilhéus estava muito aquém de nossos limites e resolvemos então parar em Porto Seguro, tendo em vista que era a cidade mais próxima de onde estávamos.
“Chegamos a um momento de nos perguntarmos o porquê de estarmos fazendo essa viagem, ou seja, nos privando de todo o conforto que deixamos para trás, nossos lares, nossas famílias e nossos amigos... Mas quando resolvemos os problemas os ânimos são retomados naturalmente... Vamos em frente graças a DEUS”
vocês são realmente malucos rs.. mas conhecem cada lugar de dar inveja a qualquer um , aproveitem bastante , beijos...
ResponderExcluirMuito legal! Que experiência inesquecível vai ser essa! Abraços e boa viagem!
ResponderExcluirCoração na mão só de ler esse post kkk é mais um desafio superado, é isso ai... sigam c Deus!
ResponderExcluirO porquê, está no desafio, na superação, estão indo muito bem. Parabéns!
ResponderExcluirE boa sorte, com esse motor ...rsrsrs