quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A volta II

Em Salvador, por compromissos em SP, desembarcaram minha esposa Marisa e o amigo Hermes. Seguimos eu, Gustavo e Erika para Ubatuba com uma parada em Morro de São Paulo, onde passamos o fim de semana curtindo as lindas prais e os bons restaurantes que esta bonita cidade proporciona.
Na segunda pela manhã levantamos âncora, abrimos velas e rumamos para Ubatuba e dado a possibilidade de encontrarmos alguma frente fria, pararmos em Vitória, Búzios ou Ilha Grande.
Com um tempo bom, vento, mar e corrente favoráveis, fomos seguindo viagem, velejando e pescando muitos peixes, que já eram preparados na hora pela Erika.
Quando passávamos pela região de Abrolhos, uma das maiores surpresas da viagem nos aguardava: um grupo de seis a oito baleias Jubarte resolveu seguir o Allegro, assim como fazem os golfinhos, nadando ao lado e pela proa e às vezes, passando por baixo do casco. No início foi uma emoção sem tamanho, mas, como o grupo não se afastava e se aproximava cada vez mais do Allegro, começou o temor de um possível choque o que com certeza causaria um acidente sério.
Na tentativa de evitar este choque, aceleremos o Allegro no motor e, para nossa surpresa, em poucos minutos lá estavam todas elas novamente, nadando e aparentemente "brincando com o Allegro". Resolvemos então ignorar o fato e seguir viagem normalmente. Após mais algum tempo "brincando", elas se afastaram e tomaram um novo rumo.
Quando já nos aproximávamos de Búzios, uma frente fria chegou mudando completamente as condições do tempo e do mar nos obrigando a uma parada. Após uma análise nas condições metereológicas, concluimos que era melhor seguir e enfrentar um pouco do mau tempo (coisa fácil depois das condições que enfrentamos na ida), pois ficar, teria que ser por alguns dias, praso que não dispúnhamos.
Assim, no dia seguinte pela manhã, soltamos as amarraras no Iate Clube de Búzios e seguimos rumo a Ubatuba, onde chegamos depois de muitos saqualhões promovidos por esta frente fria que nos acompanhou nos dois últimos dias de viagem.
Agora, com o Allegro preso à sua poita no saco da Ribeira em Ubatuba vamos fazer as manutenções de rotina e prepará-lo para mais uma aventura pois esta, foi marcante para todos nós.
Obs.: Vou me desculpar mais uma vez pelas poucas fotos no blog que, como já mencionado anteriormente, se deve ao fato das dificuldades de inserção.


2 comentários:

  1. Parabéns pela Refeno e por toda velejada. Já cruzei com baleias, mas que me acompanhassem até agora não. Só isso vale todo esforço e sacrifício que uma 'pernada' longa como essa requer!! Só discordo quando chama de aventura, pois a mim pareceu uma bela viagem estudada e programada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Acompanho voces desde 2011. Nào fique tanto tempo fora do ar. Escreva sempre que puder. Abraço forte. Gunnar Hansen - Velejador - Veleiro Tagus.

    ResponderExcluir