sexta-feira, 27 de abril de 2012

Armadilha ou má prestação de serviço mesmo?

Realmente, não sei ao certo o que aconteceu ao usar em Recife o serviço autorizado Yanmar para a solução do problema de meu motor.

A começar pelo prazo de entrega, que apesar de termos avisado com antecedência de mais de uma semana sobre o problema e pagarmos antecipadamente o valor pedido, as peças não estavam no local no dia combinando.

Vejam o drama que vivemos:
Chegamos domingo dia 15/04.
Na segunda, 16/04, dia combinando, ninguém apareceu.
Na terça-feira, 17/04, a Yanmar em Recife enviou outra empresa ao local para remover a bomba e fazer o serviço, vindo um “técnico”, que nem ferramenta trouxe e ao sair, deixou uma verdadeira bagunça (veja foto).

 

Assim que a bomba foi removida, o responsável pela empresa, Dieselnorte, autorizada Bosch, foi logo falando:
“Eu só dou garantia do serviço se fornecer as peças” e
“O preço do serviço é mais caro que o valor informado (passaria de R$250,00 para R$550,00!!!)”.
Como o problema precisava ser resolvido e a pessoa da Yanmar não compareceu ao local, nem enviou as peças, não tive alternativa e mandei realizar o serviço.
A minha previsão de ficar em Recife era de apenas cinco dias (com a prévia encomenda das peças, não poderia passar disto), mas aí, um dia depois da remoção da bomba veio a informação que precisavam de mais peças, sendo necessário encomendar em São Paulo.  
Bom, não sei por que a Yanmar SP não trabalha com correio rápido. Assim, apesar de pedido urgência, as peças encomendadas na quarta-feira só chegaram a Recife na segunda-feira, 23/04 à noite e foram enviadas a Dieselnorte na terça-feira, que por sua vez, só trouxe a bomba pronta na quarta-feira pela manhã.
Após a montagem iniciamos os testes, e para minha surpresa, a bomba apresentou outro problema (quando o motor chegava á rotação máxima, não desacelerava mais).
Foi necessária a sua remoção e volta a Dieselnorte para verificações. Aí veio outra surpresa:
A pessoa da Dieselnorte me ligou pedindo informações sobre o motor, coisa que para quem já tinha feito o reparo na bomba, entendia-se que já as tinha.
Assim ficamos no aguardo mais um dia para o efetivo conserto da bomba e sua instalação (segundo a Dieselnorte faltava uma peça que ele não tinha???).
No dia seguinte, 26/04, pela manhã, outra surpresa. Ao invés de trazer a bomba, o mecânico veio ao barco para pegar algumas das peças já trocadas que tinham me sido entregues em uma embalagem e que segundo ele eram para comparação. Mas, não retornou mais neste dia!
Na sexta, ele voltou com a bomba, a instalou e finalmente o motor voltou a funcionar corretamente (espero, pois não testemos o barco em movimento e saímos rumo a Salvador logo após a publicação desta postagem).
Outro agravante nisto tudo foi que antes mesmo do serviço concluído, a Yanmar Recife nos enviou a conta das peças da bomba. R$ 2.195,00, um absurdo, quase o mesmo preço de uma bomba nova US1300,00!!!

Como “dinheiro não cai do céu”, chamei o responsável da Yanmar para uma conversa e negociar o valor cobrado tanto por ele, quanto pela Dieselnorte. Mas ele não compareceu.
Para cumprir com a nossa palavra, a Dieselnorte foi paga integralmente. A marina, que dado ao longo tempo de permanência ficou o dobro do valor previsto nos concedeu um desconto e o valor das peças originais da bomba.... bem, este ficou para depois......

Com tudo isto se conclui que realmente em qualquer lugar que se busque o serviço autorizado Yanmar, mesmo fora do país, você não será bem atendido, terá que esperar a boa vontade deles para resolver o problema, nem sempre ter uma solução local e ainda pagar valores altíssimos nas peças de reposição.
Acho que a qualidade do motor Yanmar deixa a desejar pela péssima rede de prestadores de serviços que possui, sendo um ponto importante a considerar na compra de um motor novo. Vale pesar este fato e avaliar outro fabricante!  

No final deste drama todo, já na da tarde da sexta-feira, 27/04, deixamos o excelente e bem organizado Cabanga Iate Clube onde a cortesia e atenção para com os iatistas é realmente notável e onde esperamos retornar em breve para participar de mais uma edição da regata internacional Recife – Fernando de Noronha.

2 comentários:

  1. Sacanagem hem Daniel, imagino vocês terem que ficar ai parados esperando a vontade,(quer dizer a falta de vontade) desses incompetentes, imagino o fernando nessa situação teria dado a luz, rsrsrsrs
    Mas tudo bem, o importante é que resolveu o problema, queira Deus que corra tudo bem na viagem, bons ventos, que Deus os proteja...bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais um lugar para evitar , mais uma marca a evitar YANMAR !! Westerbeke (assim parece ser o nome ) dizem ser confiável....

    ResponderExcluir