Após 71 horas de funcionamento ininterrupto, paramos o danadinho para uma revisão de correia, óleo, filtro de combustível e abastecimento (não pensem que tem posto em alto mar, utilizamos aqueles galões vermelhos que aparecem na foto da partida de Saint Maarten).
Até então, dado ao uso constante de sua potência para compensar correntes, rumo ou vento contra, o mantivemos em pleno funcionamento.
Agora, com ventos mais constantes entre 16 à 20 knots e rumo apropriado, já podemos dispensá-lo por um tempo, e assim, aproveitar para fazer a manutenção de rotina.
Como sabem, vínhamos acompanhado a previsão diária do tempo via o "sailmail", (nosso e-mail que funciona via rádio SSB). Mas, como previsão é previsão, no domingo à noite fomos surpreendidos por um mal tempo, que pela previsão era só esperado para o amanhecer da segunda-feira.
Mas, dado às experiências anteriores, o Allegro ao anoitecer já fica preparado para o pior: velas risadas, tudo preso, gaiútas fechadas e nenhum cabo solto pelo barco. Assim, enfrentamos o temporal que teve de tudo, inclusive os famosos Pirajás!
Um ponto interessante que notamos navegando nesta região do Brasil é como os pescadores se localizam.
Como eles normalmente são do mesmo vilarejo, pescam na mesma área, porém normalmente fora do alcance visual, então, eles adotaram um padrão de falar apenas os minutos de latitude e longitude, ao invés de passar a coordenada completa. Assim escutamos no rádio:
"Fulano, por onde está? "To aqui 15 com 22".
Outro ponto interessante, mas não apropriado, é a comunicação destes mesmos pescadores no rádio VHF.
Conforme a Marinha, o canal 16 é destinado apenas para chamadas barco a barco, transmissão de mensagens, boletins metereológicos e chamadas de emergências, e sua escuta é obrigatória. Mas por aqui a coisa funciona diferente, o canal 16 é utilizado como se fosse um chat de bate-papo. Então, a todo instante se ouve um monte de besteiras que esta turma animada fala pelo rádio!
E por falar em pescadores, a nossa pescaria realmente ta fraca (apenas um pequeno atum em três dias). Assim, a criatividade na cozinha tem que funcionar.
O último prato criativo foi um "escondidinho de carne enlatada".
Após preparar o purê, escondi a lata de carne e quem quisesse comer purê com carne teve que procurá-la!!!
Agora, navegando diretamente com a proa para São Luís, vamos curtindo esta velejada de vento bom e rumo favorável, que a muito não tínhamos.
----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com
O canal 16 , mundialmente deve ser utilizado para emergências, vc entra, se quiser passar uma mensagem que não seja de emergência, vc indica um outro canal para a embarcação que vc vai passar a mensagem, e assim que possível retorna ao canal 16 para escuta. Esse canal deve ficar livre o maior tempo possível, pois quem tiver uma emergência irá solicitar socorro por ele
ResponderExcluirExatamente o que eu quis dizer com a publicação! É um canal de Chamadas e não um canal para bate-papo!
ExcluirAbs!